|
Raros Momentos Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens |
|
|
Raros Momentos
RAROS MOMENTOS
Selo Revivendo lança caixa de 3 CDs, com 75 versões para composições de Antonio Carlos Jobim
Com o objetivo de recuperar curiosidades do Tom Jobim compositor, o selo curitibano Revivendo acaba de lançar a caixa Raros Compassos, com três CDs. Reunindo um total de 75 músicas, o pacote tem entre seus méritos trazer interpretações com uma roupagem mais tradicional e canções pouco gravadas.
Um dos materiais mais interessantes disponíveis nessa caixa dedicada à obra de Antonio Carlos Jobim são versões instrumentais. Há, por exemplo, A Chuva Caiu, parceria de Jobim e Luiz Bonfá, registro de 1956 com interpretação do próprio violinista, já antecipando o balanço gostoso da bossa e com um quê ligeiramente jazzístico.
Outro violinista a marcar presença na caixa é Raphael Rabello destroçando o instrumento em Garoto. A caixa traz outros instrumentistas, como o maestro Alexandre Gnatalli (Se Todos Fossem Iguais a Você), o grupo Galo Preto (-Flor do Mato), Edu da Gaita (Domingo Sincopado), Severino Araújo (A Felicidade) e Abel Ferreira (Chega de Saudade).
A enorme lista de cantores presentes nos CDs inclui Mário Reis nas antológicas interpretações de Isto Eu não Faço não e O Grande Amor (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), a malevolente e assanhada mulata Elza Soares em Acho que sim (Jobim - Billy Blanco), a performance cristalina de Pery Ribeiro em Demais e o jazzístico Dick Farney em Perdido nos Teus Olhos e Amor sem Adeus.
O curioso também nessa caixa é que ela contém músicas que ficaram consagradas do público como parte do cancioneiro da bossa nova. Entretanto, aqui, esses temas aparecem com uma roupagem mais ligada ao tradicional, às vezes abolerados e com vozes grandiloqüentes.
Nesse contexto, Água de Beber, mais conhecida pelo canto cool de Astrud Gilberto, pode ser ouvida na voz de Ana Lúcia, Só Tinha de Ser com Você e Insensatez com Wilson Miranda e Chega de Saudade na garganta de José Orlando.
E o que dizer de Vicente Celestino - execrado pela turma da bossa - cantando outro clássico do repertório da dupla Jobim/de Moraes, Se Todos Fossem Iguais a Você? É um momento pelo menos curioso nesse rico pacote de um dos compositores mais importantes da MPB, lido e relido das mais diversas maneiras.
(Marcelo Araújo)
Jornal de Brasília. Arte & Lazer. Terça-feira, 06/06/2000. Pág. D-5.
|
|
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança |
© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda. A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda. Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.
|
|