NUNO ROLAND
NUNO ROLAND, catarinense de Joinville, nascido em 1º.3.1913, recebeu o nome de Reinold Correia de Oliveira. Faleceu em 20.12.1975, no Rio de Janeiro.
Desde pequeno, manifestava senso rítmico e o gosto de cantar. Assim, de calças-curtas, toca caixa e tarol na banda da cidade paranaense de Teixeira Soares. Com 13 anos, muda-se para Porto União, em Santa Catarina, onde trabalha como balconista, telegrafista e bancário e bancário. Depois de servir o Exército em 1931, a convite de um cunhado, muda-se para Passo Fundo, cidade gaúcha. Trabalha então como cabaretier de uma casa de jogos, cantor e baterista.
Na Revolução de 1932, alista-se como voluntário no 7º B.C. de Porto Alegre e com sua tropa, sem disparar um tiro, desembarca em São Paulo. Nessa ocasião, começa uma grande amizade com um soldado, Lupicínio Rodrigues: Só viajamos e cantamos samba. No retorno, Lupicínio, por incrível que pareça o crooner do Jazz-Band do Batalhão, ficou feliz em proclamar: Eureca, descobri o amor! E passou a sua incumbência para Nuno, o qual relembrava sempre, como o maior galardão de sua vida, o fato de ter servido como cabo do brioso 7º B.C., assim como o de ter sido um dos primeiros a cantar as composições de Lupicínio.
Numa apresentação do Jazz-Band na Rádio Gaúcha, Nuno se destaca e recebe um contrato da mesma, ainda como Reinold de Oliveira. No ano seguinte, 1934, tenta a sorte em São Paulo. Atua na Rádio Record na base de cachês, mas poucos dias depois a turma do Regional de Garoto o leva à Rádio Educadora Paulista, daí advindo um contrato. Sobressai-se logo como um dos grandes cantores de Paulicéia, já com o nome artístico de Nuno Roland, por sugestão do diretor da Educadora.
Nesse mesmo ano de 1934, faz seu primeiro disco, na Odeon: Pensemos Num Lindo Futuro/Cantigas De quem Te Vê. Só volta a gravar em 1937, na Colúmbia, 2 discos com 4 musicas. De 1937 a 1941, volta à Odeon, faz em 1941 apenas 1 disco com 2 músicas na R.C.A. Victor, e só retorna as gravações em 1944, na Continental. Ao todo, foram 47 discos com 87 músicas, sem contar as muitas gravações como integrante do Trio Melodia e os Lps..
Já havia se transferido para o Rio de Janeiro, para a Rádio Nacional, a fim de compor o elenco pioneiro, desde a sua inauguração, em 12.9.1936, dela nunca se desligando. Também foi crooner, de 1937 a 1948, da orquestra do Copacabana Palace Hotel. Dentre seus sucessos, devem ser citados Iracema, o primeiro, Mil Corações, Rosali, Ao Som das Balalaicas, Fim de Semana em Paquetá. Com Carmen Miranda, gravou Nas Cadeiras da Baiana.
Também um campeão de carnavais: Clodomira, Pirata da Perna de Pau, Tem Gato Na Tuba, Serenata Chinesa, Tem Marujo no Samba (com Emilinha Borba) e Lancha Nova.
Nuno Roland é um cantor que merece ser sempre lembrado e reconhecido como um dos grandes intérpretes de nossa música popular.
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira.
|