Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
24/1/2026 20:38:31 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
situs togel slot qris situs toto bandar toto slot toto togel bandar togel
Biografias

LEILA SILVA

LEILA SILVA, no registro civil Inezila Nonato da Silva, nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 07.06.1935, filha de Seu Raimundo e D. Raimunda, na Rua Ajuricaba, bairro da Cachoeirinha, onde foi criada. Seu pai era um telegrafista dos Correios, que, ao se aposentar, resolveu se mudar para a cidade de Santos, SP, porque queria uma cidade, também de clima quente, em que pudesse melhor encaminhar os filhos, que eram muitos. Inezila era a Quarta de uma dezena de irmãos. Sua mãezinha está presentemente com 95 anos. 
Era o ano de 1950 e Inezila, então com 15 anos, logo demonstraria forte tendência artística. Estudou 6 anos de piano com D. Lourdes e teve aula de violão com o Prof. José do Patrocínio. 
Começou a cantar na Rádio Atlântica de Santos, acompanhada dos conjuntos regionais de Pascoal Mello e de Maurício Moura, irmão do cantor Mauricy Moura. Atuaria depois na Rádio Clube e Rádio Cacique, ambas de Santos. Na Rádio Clube, chegou a ter programa exclusivo e ganhar troféu de melhor cantora da emissora. Também era crooner da orquestra de J. Pinto em bailes e no dancing Samba Danças, na Rua General Câmara. E ainda da orquestra Los Cubancheros, do regente Cabral, com um repertório evidentemente de mambos e rumbas. 
Outros prêmios viriam, como o concedido pelo jornal A Tribuna de santos e o de Rainha dos Músicos de Santos, através da venda de votos. Mas chegou o momento em que Inezila Silva - apresentava-se com seu nome verdadeiro - nada mais tinha a alcançar na cidade praiana. Estava casada, de 1958, com Luiz carlos Pelegrini, comerciante e destacado ciclista de competição, o qual sempre a apoiou na carreira artística. Tiveram uma filha. 
A capital paulista passou a ser sua meta natural. Em 1959, subiu da baixada para o Planalto, e, ao contrário do que costuma ser, não teve nenhuma dificuldade para se projetar. Além do talento, tinha experiência. 
Levava uma fitinha com gravações para mostrar a Diogo Mulero, o Palmeira, conhecido cantor e compositor sertanejo, que então exercia o cargo de diretor-artístico da Chantecler. Entregou a fita em suas mãos e ficou esperando o veredito. E foram dois meses, porque Palmeira não tinha seu telefone e não conseguia encontrá-la. Mesmo assim, palmeira já foi preparando um repertório para ela. Entremetentes Inezila compareceu a um programa da Rádio Record, apresentado por Lupe ferreira e Dênis Brean, jornalista e compositor conhecido, autor, por exemplo, de Boogie-Woogie Na Favela e Baía Com H. Dênis primeiro sugeriu que, em vez de Inezila, ela adotasse o nome artístico de Leila e depois a levou a gravar um disco de 78 rotações no selo Califórnia, com os sambas-canções Mentira, de sua autoria com Oswaldo Guilherme, e Resignação, de Plínio Metropolo. O disco não obteve nenhuma repercussão. Foi aí que Palmeira, por acaso, reencontrou Leila e a avisou para comparecer à Chantecler a fim de gravar, não sem antes pagar a multa da recisão do seu contrato com a Califórnia. Assim a Chantecler lançou um compacto duplo com tango Triste, Irmã da Saudade, sarjeta e Mar Negro, que fez sucesso. 
Meses depois, ainda em 1960, a Chantecler lançou seu primeiro Lp., Perdão Para Dois, com orquestras regidas por Élcio Alvarez e Guerra Peixe. O êxito também foi instantâneo. Veio o contrato com a Rádio Record e novos prêmios: Roquette-Pinto, Chico Viola e tudo o mais a que tinha direito uma estrela, A Estrela de São Paulo, seu slogan, que recebeu de Palmeira, mas que não a fez esquecer sua terra natal e nem por ela ser esquecida. Quando foi cantar na Rádio Baré, de Manaus, foi muito homenageada por seus conterrâneos. 
Na Chantecler gravaria, em seguida, mais 2 Lps., igualmente muito bem recebidos pelo público e pela crítica: Quando Canta Leila Silva (com orquestras regidas por Élcio Alvarez e Zico Mazagão e o Regional de Poly) e Novamente Ela (com conjunto regional e orquestra). Uma carreira discográfica que incluiu a R.G.E., a R.C.A. - Victor, a Beverly e a Continental e chegaria a cerca de 27 compactos e 15 Lps. até 1978. 
Leila cantou por todo o Brasil e excursionou à Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Portugal. 
Voltaria a residir na sua querida Santos, onde há 3 anos possui o Piano`s Bar, na Rua Luís de Camoões, ponto aconchegante e de boa música, em que a proprietária mostra aos seus admiradores, frequentadores e amigos que é a mesma Leila Silva de sempre.  
ABEL CARDOSO JUNIOR  
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.