LAMARTINE BABO
LAMARTINE BABO (1904-1963) estava mesmo a merecer, nesta série Carnaval Sua História Sua Glória, uma homenagem especial da REVIVENDO, porque, na verdade, muito da História e da Glória da nossa maior festa popular tem a ver com as primorosas marchinhas, nas quais brilha seu espírito irreverente, alegre, trocadilhesco e rico em nonsense. A cada ano o carnaval costuma eleger um Rei Momo, muito gordo, mas Rei do Carnaval Brasileiro foi, e sempre será, Lalá, o Magérrimo.
Está seleção de 27 músicas, em ordem cronológica, é do LAMARTINE-CANTOR de músicas carnavalescas de sua autoria, seja cantando sozinho, seja em dupla ou mesmo fazendo em gravações de outros cantores, jamais se constrangendo por Ter uma "voz fininha" com "pigarrinhos na garganta", como dizia, mesmo porque quem pode deixar de gostar de Lamartine?
Ficaram faltando, neste C.D., do Lamartine-Autor-Cantor Carnavalesco - salvo talvez uma ou outra ponta não percebida em alguma gravação - apenas as marchas A.E.I.O.U. e Já Tirei Meu Chapéu, por absoluta falta de espaço. Mas a REVIVENDO já tem relançadas, a primeira no seu C.D. 52, e a Segunda no C.D. 59.
O calendário da música popular brasileira assinala, em 1994, o 90º ano do nascimento de Lamartine.
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira.
|