Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
29/3/2024 05:49:45 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Revivendo o Passado Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens
Mais Reportagens
Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição
Assis Valente Revive
Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira
Revivendo o Passado
Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião
Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp
Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd
Raridades de Carmen Miranda,
Braguinha: 100 Anos de Alegria
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
...veja mais
Revivendo o Passado

Índice  
 
Revivendo o passado - Mesmo sem incentivo, a Revivendo Músicas preserva e recupera a memória da música brasileira  
Nathalia Cavalcante Noel Rosa, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Sylvio Caldas e Francisco Alves são nomes de cantores de sucesso das décadas de 30 e 40. 
 
 
 
Mar 9 2010 - 10:51  
 
Nathalia Cavalcante  
 
 
 
 
 
Noel Rosa, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Sylvio Caldas e Francisco Alves são nomes de cantores de sucesso das décadas de 30 e 40. A famosa era de ouro. Momento da música brasileira que entrou para história. Estes artistas são considerados grandes intérpretes, cujas vozes inesquecíveis soaram e embalaram as vidas dos brasileiros, em uma fase, politicamente, tensa. A censura já dava seus primeiros passos através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), na era Vargas. Porém, canções suaves e melódicas amenizavam a repressão.  
 
A nostalgia deste período pode ser relembrada através da gravadora Revivendo Músicas, selo curitibano que remasteriza em CD canções desse tempo. Foi fundada em 1987, pelo colecionador de discos Leon Barg, um apaixonado pela música popular brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se aos três meses de vida com sua família para Pernambuco, Recife. Em 1944, aos 13 anos, comprou seu primeiro disco, pois havia começado a trabalhar em uma loja de móveis como ajudante de limpeza. Até este momento não tinha pretensão de colecionar. Adquiria os discos por gostar de música. O cantor Francisco Alves era o seu preferido. Em 1952, a trabalho sai de Pernambuco. Barg passa três meses no Rio de Janeiro, depois segue para Porto Alegre. Em 1954, chega a Curitiba, onde começou as atividades da Revivendo Músicas.  
 
 
 
O início 
 
A Casa Sartori – loja de instrumentos musicais –, propriedade de Leon Barg, foi a primeira sede da Revivendo Músicas. Com a loja encaminhada nas mãos de seu filho Edson, o colecionador seguiu a gravadora com Laís, sua filha. O próximo destino foi a sua casa, local que até hoje abriga o acervo de mais de 120 mil títulos. Coleção adquirida com muita persistência por Barg. A criação da gravadora nasceu da vontade de divulgar a música brasileira buscando, consequentemente, a valorização desta que é uma identidade do Brasil. Um exemplo é a obra do cantor Vicente Celestino, conhecido cantando e atuando no filme “O Ébrio”, de 1946. Todas as gravações do cantor foram transferidas para CD. Barg também recuperou raridades, como a primeira gravação de Francisco Alves. 
 
A princípio Leon remasterizou em LPs, sendo desta forma até a década de 90, quando surgiu o CD. Este trabalho restaurava as músicas dos discos de 78 rotações, cujo material de fabricação chamado de goma laca, considerado frágil, tornava-se mais suscetível a perda destas raridades. Assim, Leon Barg resgatou sua coleção, abrindo para o Brasil a possibilidade de conhecer os cantores e suas músicas. No início o colecionador era responsável pelos projetos de restauração. Até então, não realizava o tratamento nas músicas, passou a fazer as remasterizações, posteriormente. Laís ficou a par de capas e imagens. Por se tratar de uma microempresa, a gravadora tem compromisso com os direitos fonográficos das gravadoras de origem, fazendo o pagamento sobre a quantidade que é prensada.  
 
 
 
A herança 
 
Leon Barg faleceu em outubro de 2009, sem completar sua coleção. Depois de 23 anos à frente da Revivendo Músicas, o idealizador de um projeto da memória brasileira deixa para as filhas Laís e Lilian Barg a missão de continuar as atividades. Formada em psicologia, Lilian faz parte da Revivendo Músicas desde 1995, mas sempre acompanhou a busca incessante de Leon pelos discos. “Meu pai era um caçador de raridades”, reforça. A sua infância e de seus irmãos foi em meio à coleção de Leon. Desde crianças, os filhos ajudavam o colecionador na catalogação de seu acervo. Além de crescerem ao som dos artistas do período da era de ouro, o que contribuiu para o conhecimento das canções. Agora, com a ausência do fundador, Lilian e Laís passaram a responder pela gravadora, sendo Lilian responsável pelas áreas administrativa e comercial.  
 
Apesar de ser um projeto que visa enaltecer a história da música popular brasileira, a Revivendo Músicas não conta com incentivo. A família Barg mantém a ação sem apoio externo. Com isso, Lilian ressalta esta falta de ajuda, sendo a dificuldade na divulgação um problema apontado, o que reflete nas vendas. “Nós precisamos vender, para conseguirmos lançar novos títulos”, comenta. Outro fator citado é o encolhimento do mercado. Como as grandes gravadoras sofrem com os problemas da indústria fonográfica, esta dificuldade também é enfrentada pelas pequenas gravadoras. Outro desafio a enfrentar é a falta de Leon Barg. “Ele era a pessoa que iluminava a Revivendo”, afirma. Lilian se lembra do comprometimento de Barg, já que ele deixou encaminhadas, para este ano, as atividades da Revivendo Músicas. 
 
De acordo com Lilian, o público cativo desse gênero musical diminuiu, pois os principais compradores estão falecendo. Com isso, os fiéis consumidores são estudantes de música e pessoas ligadas a este meio. “Se não fosse a minissérie da Rede Globo, dificilmente as pessoas saberiam quem foi Dalva de Oliveira e Herivelto Martins”, reforça. A gravadora possuía clientes em todo o Brasil, porém a escassez de lojas especializadas em CD fez com que impulsionasse a redução nas vendas. Atualmente, este número atenuou, consideravelmente. “Hoje em dia, não temos clientes em várias capitais, por não terem lojas de CD”, ressalta. Há restrição no mercado, somente restaram as grandes lojas que têm estas seções e sites. Mesmo com dificuldades a gravadora tem reconhecimento. Uma mostra disto foi através da homenagem do Banco Bamerindus a Leon Barg, por meio da Campanha Gente que faz!  
 
Em Curitiba, a Revivendo Músicas tem como cliente a loja Arsenal do CD que, aproximadamente, há 12 anos vende os títulos da gravadora. Segundo a gerente da loja Cíntia Maria Lechew, são vendidos de 23 a 35 exemplares por mês. Logo, a gerente lembra a importância do trabalho da gravadora. “A Revivendo Músicas traz canções de uma época que não existe mais no mercado, por isso pode ser considerada um meio de resgate”, diz. As pessoas que fizeram parte do período das músicas são mais atraídas. “O público que procura os títulos é sempre o mesmo. As pessoas da geração dos cantores apresentam mais interesse”, reforça. 
 
A gravadora lançou 73 LPs e mais de 250 CDs. As vendas da Revivendo Músicas são realizadas através do site www.revivendomusicas.com.br, onde é possível fazer o pedido e realizar o depósito. As solicitações de CD e do catálogo com todos os títulos também podem ser feitos através do telefone (41) 3253-3035 ou do e-mail revivendo@revivendomusicas.com.br. 
 


 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.