Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
28/3/2024 17:44:49 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Revivendo Homenageia Tom Jobim Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens
Mais Reportagens
Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição
Assis Valente Revive
Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira
Revivendo o Passado
Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião
Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp
Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd
Raridades de Carmen Miranda,
Braguinha: 100 Anos de Alegria
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
...veja mais
Revivendo Homenageia Tom Jobim

Revivendo homenageia Tom Jobim  
 
Tributos a Tom Jobim existem às dezenas, alguns bons, outros ruins, alguns meramente oportunistas, outros que deturpam a linguagem original da obra. O melhor tributo já lançado é o Songbook Tom Jobim, produzido por Almir Chediak, com supervisão do maestro, que reviu partituras, acertou enganos desses que vão sendo cometidos, depois repetidos e acabam substituindo o que era o certo.  
 
Obras Raras 
A gravadora Revivendo encontrou uma forma interessante, digna, importante de, ao mesmo tempo, homenagear Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e ensinar mais sobre ele. Recolheu num álbum triplo 76 gravações pouco conhecidas da obra, e obras pouco conhecidas da vasta produção jobiniana.  
 
Raros Compassos cumpre outras funções. Evidencia a variedade de intérpretes, dedicados aos mais vários estilos, que registrou a música de Tom, de Vicente Celestino (que, em 1959, acompanhado pela Orquestra RC Victor, gravou Se Todos Fossem Iguais a Você, num registro curiosamente contido) a uma dupla caipira - pouco se sabe dela - de nome engraçado, Mara e Cota, que gravou apenas um disco, de 78 rotações por minuto. De um lado, Eu Sei Que Vou te Amar; do outro, Eu não Existo sem Você, mudando harmonia, melodia, andamento. Ficaram título e autoria.  
 
Não, não é bonita, a gravação de Mara e Cota. O texto de apresentação do volume fala em "suposta dupla caipira", o que pode insinuar uma brincadeira.  
 
 
História 
Mas não é só de beleza que trata Raros Compassos. Faz história, como vêm fazendo os lançamentos da pequena gravadora Revivendo, comandada, de Curitiba, pelo intrépido pernambucano Leon Barg. A revivendo é uma empresa familiar. Leon a comanda, tendo a filha Lilian como assistente de produção e outra filha, Laís, que, de São Paulo, cuida da divulgação.  
 
Em 13 anos de funcionamento, a Revivendo lançou (contados esses três novos volumes dedicados à obra de Tom) nada menos que 114 discos, quase sempre resgate de 78 rotações que, tratados, remasterizados, viram CDs. A maior parte, coisa que estava perdida, vozes de Chico Alves, Vicente Celestino, os 18 incríveis volumes de A História do Carnaval, Trio de Ouro, Paraguassu, Gastão Lamounier, Cartola, Déo Rian, Noel Rosa, Luís Vieira e muito mais.  
 
 
Primeiros passos 
A Jobim, a Revivendo havia dedicado outro disco, Meus Primeiros Passos e Compassos, com gravações dele mesmo, como músico e arranjador, que estavam espalhadas por inúmeros discos. Tom, vale a pena lembrar, começou a obter sucesso, em 1953, quando compôs, com Billy Branco, o grande sucesso pré-bossa nova, e precursor dela, Tereza da Praia.  
 
A coleção tem curiosidades sem fim, como um sóbrio Cauby Peixoto, acompanhado pelo próprio Tom, num disco da Som Livre, de 1980, cantando Oficina, samba totalmente desconhecido, letra e música do maestro, que talvez não tenha tido outra gravação. Ou a desencontrada gravação de ??? Luely Figueiró para A Felicidade, feita em 1959.  
 
A produção recolheu, por sinal, várias músicas que, ressalvado algum engano - a discografia é muito, muito vasta - não mereceram outras regravações do que as constantes dos três volumes: Acho Que Sim(com Billy Blanco, na voz de Elza Soares, 1961), Coffee Delight (com Leo Peracchi, que também gravou Latin Manhattan), Domingo Sincopado (com Edu da Gaita), Frase Perdida (com Ernani Filho), Não Devo Sonhar (a única parceria de Tom com a irmã, Helena Jobim, na voz de Ângela Maria; não há data de lançamento no rótulo do disco original), Maria da Graça (com Renato Paiva) e outras mais.  
 
 
Quem, mesmo? 
Há outras curiosidades - a gravação de - quem? - Dorinha Freitas para Porque Tinha de Ser, obra-prima de Tom e Vinícius de Morais levada em ritmo de bolero, com direito a congas e sugestão de trompetes mariachis. Herrivelto Martins gravou A Felicidade com jeito de música de carnaval, como Marisa Gata Mansa fez com Chega de Saudade, acompanhada por Moacyr Silva. Além de tudo, a Revivendo conseguiu resgatar - e aqui é resgate mesmo, a palavra - a gravação de Tom pra Derradeira Primavera e Valsa Porto das Caixas, tirando a música diretamente da banda sonora do filme Porto das Caixas, de Paulo Cezar Saraceni. Essa gravação nunca havia chegado ao disco. 
 
Mauro Dias 
 
 
 


 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.