Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
17/10/2017 18:43:50 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Curiosidades
El Principe Negro

Mais uma historinha dessas do interior. Estive conversando com D. Gualberta Alcunhã, viúva argentina do Príncipe Negro para confirmar algumas informações tiradas de jornal e outras fontes, no asilo Padre Euclides. Há uma rua no bairro periférico de Presidente Dutra com o nome de Príncipe Negro e uma placa em sua homenagem no Museu de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, no campus da USP.

Euclides de Araújo Senna nasceu em Cravinhos, em 3 de maio de 1901. Começou a estudar música quando criança. Começou na flauta depois aprendeu a tocar saxofone muito bem. Tinha o apelido de Borracha por causa das gambiarras com borrachinhas de prender dinheiro que fazia no sax. Foi descoberto por Pixinguinha aos 14 anos, e aos 15, em 1926, acompanhou Os Batutas em viagem a Paris. Porém, como ainda era muito novo, não suportou a distância da família e dos amigos e pediu para voltar. Teve que ser despachado de volta para o Brasil em um cargueiro para não pagar passagem o pobre garotinho. Ficou bastante popular em Ribeirão Preto quando integrava o grupo Jazz Band Bico Doce nos anos 20. Amante do sucesso, transferiu-se para São Paulo, voltando a Ribeirão Preto anos depois com a Companhia de Raul Roulien, dirigindo a orquestra dos Red Devils, fazendo curta temporada no Theatro Carlos Gomes, o principal teatro da cidade. Deixando esta companhia, seguiu para a Argentina em 1929 ou 1930, segundo o que me contou a sua viúva. A seguir percorreu toda a América do Sul, América Central e Europa. Grande saxofonista, bom cantor e excelente dançarino, recebeu o título de El Principe Negro no México, tamanha a sua popularidade. Em 1931 casa-se em Buenos Aires com D. Gualberta, ou Madame Berta, como todos a chamam.

Depois de vinte e dois anos de sucesso no exterior foi contratado pela TV Tupi para uma série de apresentações. Tenho a informação, inclusive, de que ele teria participado da 1a transmissão. Permaneceu 8 anos em São Paulo, mas apresentou-se em Ribeirão Preto em 1952 no Cine São Jorge e em algumas ocasiões na Sociedade Recreativa de Esportes, clube da elite. Excursionou em seguida pelo triângulo mineiro, fazendo apresentações acompanhado por Tinir e Armandinho. Ao voltar a São Paulo foi contratado pela Rádio Nacional, onde ficou cerca de 3 anos. A partir de 1963, em Ribeirão Preto, passa a trabalhar como instrutor da banda de música do Educandário Quito Junqueira, instituição de assistência a menores carentes. Esta foi considerada uma das melhores bandas da cidade neste período. Apresentou-se em várias cidades do interior e na capital. Em 1971 recebe o título de Cidadão Café da Alta Mogiana. Em 1972 Euclides se apresenta no Programa Flávio Cavalcanti. Em 1973 aposenta-se novamente e cria o grupo El Principe Negro y Sus Azes, continuando as suas apresentações na TV, shows e bailes.

O Príncipe, porém, foi enterrado em 1976, acompanhado de poucos amigos e nenhuma autoridade.

Thaty Mariana Fernandes
Ribeirão Preto, SP

Voltar

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 22 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2015 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.