Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
19/4/2024 19:24:31 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Orestes Barbosa - o Poeta Nas Vozes de Francisco Alves e Sylvio Caldas Orestes Barbosa - o Poeta Nas Vozes de Francisco Alves e Sylvio Caldas

Orlando Silva - Cançao do Amor que Lhe Dou Orlando Silva - Cançao do Amor que Lhe Dou

Valsas Brasileiras Valsas Brasileiras
ORESTES BARBOSA

ORESTES BARBOSA, neste ano de 1993, tem assinalado seu centenário de nascimento. Carioca da Aldeia Campista, na região de Vila Isabel, nascido em 7.5.1893, era de origem humilde, filho de militar. 
Depois de um curso de revisor no Liceu de Artes e Ofícios, exerceria a profissão em jornais. Mercê de seu esforço, subiria as mesas de redação de diversos periódicos. Em 1917, publica seu primeiro livro de poemas, Penumbra Sagrada. Um poeta sensível que se transfigurava na batalha diária e mal-remunerada do jornalismo. Empreendia campanhas e não poupava de suas críticas, penetrantes e ácidas, quem quer que fosse. Essa conduta o levou pelo menos três vezes à prisão. Era, como se dizia, "um jornalista de combate". 
Fazia também a crítica teatral e a crônica do rádio nascente, ainda nos anos 20. Seu mergulho na música popular, como letrista, foi a continuidade natural dessa ambiência e dessa e dessa paixão, que trazia desde menino, quando dedilhava seu violão. 
Sua primeira composição gravada seria a valsa Romance de Carnaval, com melodia de J. Machado, cantada por Arnaldo Pescuma em disco da gravadora paulistana Arte-Fone, provavelmente em 1930. A segunda gravação na Odeon, em 1930, seria a cançoneta Bangalô, em parceria com Oswaldo Santiago, cantada por Alvinho. 
No ano seguinte, 1931, já firmava seu nome com o samba Carioca (com J. Thomaz), cantado por Castro Barbosa, já relançado no REVIVENDO C.D. 25; Sergipana (com Eduardo Souto), foxcanção interpretado por Francisco Alves, neste C.D.; Rosalina (com J. Thomaz), samba com Jonjoca; Flor do Asfalto (com J. Thomaz), samba com Castro Barbosa. Pode-se considerar o maestro J. Thomaz como o seu grande parceiro nessa fase primeira. 
Orestes até experimentaria o gosto de ser cantor, gravado Nêga, Meu Bem, samba de Heitor dos Prazeres, em 1931, e As lavadeiras, marcha sua com Nássara, em dueto de ambos, gravada em 1933. 
No final de 1932, inicia sua parceria com Francisco Alves, que até 1934 resultaria em 14 composições gravadas, muitas das quais clássicos de nossa música popular. Orestes sempre foi exclusivamente letrista. Finda essa ligação musical com Francisco Alves, imediatamente enceta outra, não menos importante, com Sylvio Caldas, que duraria de 1934 a 1938 e resultaria igualmente em 14 composições gravadas. 
De 1938 a 1945, Orestes praticamente se afastou da música popular. Quando voltou, em 1945, não foi com a mesma intensidade, mas seguramente com a mesma qualidade poética. E em sua casa da tranqüila Paquetá se quedaria o guerreiro Orestes em merecido repouso, até que a indesejada das gentes o viesse buscar, em 15.8.1966, aos 73 anos de idade, onze depois de sua última composição gravada. 
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 
 
 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.