Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
28/3/2024 14:49:43 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Grandes Versoes - Vol. 1 Grandes Versoes - Vol. 1

Noel Rosa - Feitiço da Vila Noel Rosa - Feitiço da Vila

Mario Lago - 90 Anos Mario Lago - 90 Anos
NUNO ROLAND

NUNO ROLAND, catarinense de Joinville, nascido em 1º.3.1913, recebeu o nome de Reinold Correia de Oliveira. Faleceu em 20.12.1975, no Rio de Janeiro.  
Desde pequeno, manifestava senso rítmico e o gosto de cantar. Assim, de calças-curtas, toca caixa e tarol na banda da cidade paranaense de Teixeira Soares. Com 13 anos, muda-se para Porto União, em Santa Catarina, onde trabalha como balconista, telegrafista e bancário e bancário. Depois de servir o Exército em 1931, a convite de um cunhado, muda-se para Passo Fundo, cidade gaúcha. Trabalha então como cabaretier de uma casa de jogos, cantor e baterista.  
Na Revolução de 1932, alista-se como voluntário no 7º B.C. de Porto Alegre e com sua tropa, sem disparar um tiro, desembarca em São Paulo. Nessa ocasião, começa uma grande amizade com um soldado, Lupicínio Rodrigues: Só viajamos e cantamos samba. No retorno, Lupicínio, por incrível que pareça o crooner do Jazz-Band do Batalhão, ficou feliz em proclamar: Eureca, descobri o amor! E passou a sua incumbência para Nuno, o qual relembrava sempre, como o maior galardão de sua vida, o fato de ter servido como cabo do brioso 7º B.C., assim como o de ter sido um dos primeiros a cantar as composições de Lupicínio.  
Numa apresentação do Jazz-Band na Rádio Gaúcha, Nuno se destaca e recebe um contrato da mesma, ainda como Reinold de Oliveira. No ano seguinte, 1934, tenta a sorte em São Paulo. Atua na Rádio Record na base de cachês, mas poucos dias depois a turma do Regional de Garoto o leva à Rádio Educadora Paulista, daí advindo um contrato. Sobressai-se logo como um dos grandes cantores de Paulicéia, já com o nome artístico de Nuno Roland, por sugestão do diretor da Educadora.  
Nesse mesmo ano de 1934, faz seu primeiro disco, na Odeon: Pensemos Num Lindo Futuro/Cantigas De quem Te Vê. Só volta a gravar em 1937, na Colúmbia, 2 discos com 4 musicas. De 1937 a 1941, volta à Odeon, faz em 1941 apenas 1 disco com 2 músicas na R.C.A. Victor, e só retorna as gravações em 1944, na Continental. Ao todo, foram 47 discos com 87 músicas, sem contar as muitas gravações como integrante do Trio Melodia e os Lps..  
Já havia se transferido para o Rio de Janeiro, para a Rádio Nacional, a fim de compor o elenco pioneiro, desde a sua inauguração, em 12.9.1936, dela nunca se desligando. Também foi crooner, de 1937 a 1948, da orquestra do Copacabana Palace Hotel. Dentre seus sucessos, devem ser citados Iracema, o primeiro, Mil Corações, Rosali, Ao Som das Balalaicas, Fim de Semana em Paquetá. Com Carmen Miranda, gravou Nas Cadeiras da Baiana.  
Também um campeão de carnavais: Clodomira, Pirata da Perna de Pau, Tem Gato Na Tuba, Serenata Chinesa, Tem Marujo no Samba (com Emilinha Borba) e Lancha Nova.  
Nuno Roland é um cantor que merece ser sempre lembrado e reconhecido como um dos grandes intérpretes de nossa música popular.  
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 
 
 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.