Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
28/3/2024 21:01:40 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Noel Rosa - Coisas Nossas Noel Rosa - Coisas Nossas

Noel Rosa - Feitiço da Vila Noel Rosa - Feitiço da Vila

Noel Rosa - que Se Dane Noel Rosa - que Se Dane
Noel Rosa

Noel de Medeiros ROSA (11.12.1910 - 4.5.1937) viu a luz no rio de janeiro, num "chalé modesto" da Rua Teodoro da Silva nº 130, em Vila Isabel, bairro que muito amava, tornaria célebre e onde sempre viveu e faleceu. 
Era filho de D. Martha, que mantinha uma escola para crianças numa das salas da residência, e de Manoel de Medeiros Rosa, um homem lutador, que não conseguiu tirar a família do patamar de classe média empobrecida. Noel só teve um irmão, Hélio, quatro anos mais novo, bom de violão, médico e advogado. 
De porte pequeno, franzino, com um queixo que o fórceps deixou afundado, desde a infância era notado por sua inteligência, que não fazia muita questão de aplicar nos estudos. 
Completa sem maior brilho o curso do Colégio de São Bento e ingressa, em 1931, na Faculdade de Medicina, que pouco freqüenta, pois já devoto do samba e da vida boêmia, atrações invencíveis. 
Vinha participando, desde 1929, de violão em punho e cantando, do Bando de Tangarás, com o crédito de várias músicas lançadas e pelo menos um sucesso extraordinário, o samba Com Que Roupa?, em 1930, por ele mesmo gravado. 
Daí em diante, pode viver intensa e integralmente o mundo do rádio, das gravações, das editoras, que não separava da agitação dos cafés e dos cabarés, com suas damas da madrugada e muita cerveja gelada. 
Sofre amores e os expõe em sambas admiráveis. Fixa como ninguém o cotidiano carioca, a malandragem, a falta de dinheiro, com humor, ironia e lirismo. Tudo em inovadora poesia, sem os preciosismos comuns da época, porem com tanta profundidade que foi reconhecido como o Filósofo do Samba, Poeta da Vila e Sócrates do Samba. 
Sua capacidade instantânea para compor o fazia procuradíssimo por quem estivesse com dificuldades numa música qualquer. Perdulário do talento, recebia a todos com a maior boa vontade e concertava, completava ou simplesmente dava, a mancheias, versos e melodias admiráveis. Com isso, há sempre a expectava agradável da identificação de mais uma composição sua não - assinada, em nome apenas de outro, razão pela qual o levantamento numérico de sua obra fica sempre inconcluso. 
Noel era generoso também com os seus mil-réis que, embora nunca enchessem o suficiente os seus bolsos, pertenciam liberalmente aos seus amigos. 
Casa-se no final de 1934, mas nada muda em sua rotina. Opta por continuar a viver perigosamente em vez de cumprir as recomendações médicas. E se despede da vida sete meses antes de fazer 27 anos. 
Noel deixou uma lacuna impreenchível! Uma expressão muito batida, mas que no seu caso, traduz toda a verdade. Se tivesse vivido mais tempo, quando mais não teria feito! Não há quem, conhecendo sua obra, não costume expressar esse lamento em nome da música popular brasileira. 
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.